Ministério da Saúde atende pleito do Consórcio Conectar e disponibiliza mais de 15 milhões de testes rápidos

Testes antígeno para o controle e monitoramento da Covid-19 serão entregues aos mais de 2 mil municípios consorciados a partir desta sexta-feira, 14 de janeiro

Atendendo ao pleito do Consórcio Conectar – mobilização liderada pela Frente Nacional de Prefeitos que congrega mais de 2 mil municípios de todo o país, o Ministério da Saúde anuncia o envio de mais de 15 milhões de testes rápidos para o controle e monitoramento da Covid-19. A remessa de testes antígeno será distribuída às cidades a partir desta sexta-feira (14).

“É um momento crucial da pandemia para as cidades, quando precisamos isolar rapidamente as pessoas para diminuir o ritmo de transmissibilidade. A testagem é uma das principais armas nesse momento. Não só para os sintomáticos, mas também para assintomáticos que seguem vivendo normalmente com grande potencial de transmissão. A vinda de mais testes fortalece o serviço na ponta e atende um anseio também da população que não tem conseguido testes nem na iniciativa privada”, destaca o Prefeito de Florianópolis/SC e presidente do Consórcio Conectar, Gean Loureiro.

Na busca por ações efetivas de enfrentamento ao crescimento de casos de Covid-19 e ampliação dos quadros gripais e de doenças respiratórias entre a população, prefeitas e prefeitos que integram o Consórcio Conectar haviam encaminhado ofício ao Ministério da Saúde, no dia 5 de janeiro, solicitando apoio na implementação de estruturas adequadas de testagem como medida de contenção do contágio e da circulação de novas variantes do vírus, como a Ômicron.

“O pronto atendimento da demanda dos municípios demonstra que o Ministério da Saúde está empenhado em apoiar as cidades no controle e monitoramento da Covid-19. Este é o momento de governo federal, estados e municípios unirem forças”, complementa Loureiro.

Confira o informe técnico do Ministério da Saúde sobre a distribuição dos testes.

Sobre o Consórcio Conectar

Liderado pela Frente Nacional de Prefeitos, o Consórcio Conectar é uma mobilização inédita que propõe soluções inovadoras para a gestão da saúde. Congrega mais de 2 mil cidades de todo o país e representa os interesses de mais de 150 milhões de brasileiros, consolidando-se como o maior consórcio público de saúde do país. Fundamentado na Lei nº. 11.107/2005, é instrumento executivo para a resolução dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e aposta em estratégias que geram economia e otimizam os recursos municipais, como a compra coletiva de insumos médico-hospitalares, medicamentos e serviços de saúde.

Foto:Leopoldo Silva/Agência Senado

Imprimir