Notícias

Conectar, lança edital para ampliar uso da telemedicina nos municípios brasileiros

O Consórcio Conectar, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), lançou nesta terça-feira, 29 de abril, o Edital de Chamamento Público para credenciamento de empresas de serviços médicos e profissionais autônomos. O objetivo é permitir que os municípios possam contratar esses serviços para implementar ou expandir a oferta de saúde digital, com foco na redução das filas para consultas com especialistas — um desafio enfrentado por diversas cidades brasileiras.

fnp Lançamento edital credenciamento

O lançamento do edital foi feito pelo prefeito de Campinas e presidente da Comissão Permanente de Saúde da FNP, Dario Saadi, durante evento realizado na sede da entidade, em Brasília, com transmissão disponível aqui.

“A estratégia de atendimento por meio da saúde digital, com teleconsultas médicas em especialidades, é fundamental para as cidades que lidam com longas filas. Essa é uma oportunidade concreta de agilizar o atendimento aos pacientes e ampliar o acesso a especialistas, especialmente nos municípios menores”, destacou Dario.

Campinas é um exemplo de sucesso no uso da telemedicina. Atualmente, o município conta com profissionais de 19 especialidades cadastrados e já realizou mais de 20 mil atendimentos digitais.

A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, elogiou a iniciativa: “Gostaria de ressaltar o gesto bonito, correto e generoso do Conectar ao apresentar essa proposta ao ministério da Saúde. A iniciativa é extremamente relevante para garantir acesso a especialistas em todas as regiões do país.”

Para Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP, a ação representa um novo impulso para a saúde digital. “Essa medida, liderada pelo prefeito Dario Saadi, fortalece os municípios, amplia o acesso da população aos especialistas e demonstra que a saúde pública está, de fato, em boas mãos.”

Segundo o prefeito, será disponibilizado um guia com o passo a passo para que os municípios possam formalizar a contratação com segurança jurídica, por meio da plataforma do Conectar. O edital de credenciamento será publicado nesta quarta-feira, 30 de abril, e estará aberto a todos os municípios, independentemente de serem consorciados ao Conectar.

Além de médicos generalistas, poderão se credenciar clínicas e profissionais das seguintes especialidades: Alergia e Imunologia, Cardiologia, Cardiopediatria, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Infectologia, Mastologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Física e Reabilitação, Nefrologia, Neurologia, Neuropediatria, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Reumatologia, Urologia e Ultrassonografia.

De acordo com Clair de Oliveira, secretária adjunta de Administração da Prefeitura de Campinas, o prazo para solicitação de esclarecimentos será de 30 dias após a publicação do edital. Em seguida, as empresas interessadas poderão apresentar a documentação exigida para habilitação. “A análise será feita por uma Comissão Especial e, caso aprovadas, as empresas firmarão um Termo de Credenciamento com o número de horas ofertadas em cada especialidade. Isso viabilizará a contratação direta pelos municípios”, explicou.

O evento também contou com a presença do Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de (CONASEMS), Mauro Junqueira, e de Davi Xavier da Silva, Diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde.

Divulgação do edital de credenciamento em teleconsultas médicas especializadas para consulta e esclarecimentos

Confira  aqui o evento de lançamento do edital.

O Consórcio CONECTAR torna público que encontra-se aberto para eventuais consultas e manifastações o Edital de Credenciamento permanente para a contratação de empresas e profissionais médicos (pessoas jurídicas) que prestem serviços na modalidade de teleconsultas especializadas.

Nesta fase, o edital ficará disponível por 30 dias, contados a partir do dia  30/04/2025, para que municípios consorciados, empresas interessadas e demais partes envolvidas possam enviar sugestões, contribuições e pedidos de esclarecimento. Trata-se de uma etapa de diálogo e aprimoramento do processo antes da publicação oficial do edital de credenciamento.

A iniciativa busca garantir transparência, participação e aperfeiçoamento do processo, ampliando o acesso a atendimentos especializados por meio da telemedicina no âmbito dos municípios consorciados.

📄 Acesse o edital preliminar e seus anexos:
Minuta de Edital Credenciamento Teleconsultas Médicas Especializadas.

Anexo I - Termo de Referencia Credenciamento Teleconsultas.

Anexo II - Memorial Descritivo Credenciamento Teleconsultas.

Anexo III - Requerimento de Credenciamento.

Anexo IV - Declaração Unificada.

Anexo V - Minuta Termo de Credenciamento.

Anexo VI - Minuta Termo de Contrato.

Anexo VII - Declaração de Inicío de Serviço.

Anexo VIII - Declaração de Cargo Público.

Lista de_Municipios_Consorciados ao CONECTAR_2025.

 

📧 Envie contribuições e dúvidas para o e-mail:
credenciamento@consorcioconectar.org.br

Lançamento do edital de credenciamento para teleconsultas médicas no dia 29 de abril às 11 horas em evento on-line.

O Consórcio CONECTAR, que reúne municípios de todo o Brasil em prol de um sistema de saúde mais eficiente e acessível, convida prefeitas, prefeitos, profissionais da saúde e empresas prestadoras de serviços médicos para participarem do webinário de lançamento do Edital de Credenciamento de Teleconsultas e Especialidades.

Lançamento edital de convocação copia

 

O evento será realizado de forma virtual na próxima terça-feira, 29 de abril, às 11h, e poderá ser acessado pelo link: https://us06web.zoom.us/j/87878131922

A iniciativa marca o início do processo de credenciamento de empresas e profissionais da saúde com CNPJ interessados em ofertar serviços de teleconsultas especializadas por meio do Consórcio.

Além de divulgar o edital, o encontro também tem como objetivo informar os municípios consorciados sobre a possibilidade de adesão ao novo serviço, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados de forma ágil, remota e com qualidade.

O presidente do Consórcio CONECTAR e prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi, reforça o compromisso da iniciativa com a modernização e ampliação do cuidado à saúde nos municípios brasileiros.

“Com este edital, buscamos fortalecer a rede pública de saúde dos municípios, oferecendo mais especialidades médicas, com qualidade e acessibilidade para a população.”

O evento contará com a participação de gestores públicos, representantes técnicos e autoridades da área da saúde, além de apresentar os principais pontos do edital e as instruções para credenciamento.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

 

O Presidente do CONECTAR, Sr. Dario Saadi, Prefeito de Campinas/SP, no exercício da competência prevista no art. 30, do Estatuto do CONECTAR, CONVOCA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA para o dia 27/03/2024, às 15:30 horas, em primeira convocação, com a maioria dos membros, ou às 16:00 horas, em segunda e última convocação, com qualquer  número de presentes, e que se realizará       através       da       Plataforma       Meet,        link: https://meet.google.com/jpx-mudw-hmh para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:

  1. Aprovação do relatório de atividades do exercício de 2024
  2.  Aprovação das contas do exercício financeiro de 2024
  3.  Formalização de desconsorciamentos
  4.  Outros assuntos de interesse do CONECTAR.

Brasília- DF, 18 de março de 2025.

Dario Saadi

Prefeito de Campinas/SP

Presidente do Consórcio Conectar

Dário discute estratégias para compras na Saúde com Conasems e representantes de indústrias farmacêuticas

Prefeito de Campinas e presidente do Consórcio Conectar esteve no ComSaude da Fiesp nesta segunda, 17, para apresentar propostas com foco em economia e ampliação da assistência em saúde.

 

reunião Dário na fiesp co conasems e representantes

O prefeito de Campinas e presidente do Consórcio Conectar, Dário Saadi, esteve no Comitê do Complexo Produtivo e Econômico da Saúde e Biotecnologia (ComSaude) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) na tarde desta segunda-feira, 17 de março, onde discutiu estratégias para que municípios brasileiros possam reduzir custos com medicamentos e insumos.

O encontro em São Paulo reuniu o presidente e o secretário executivo do Conasems, Hisham Hamida e Mauro Junqueira, respectivamente; o diretor de mercado e assuntos jurídicos do Sindusfarma, Bruno Abreu; o gerente de relações governamentais da Interfarma, Ícaro Frutuoso; além dos prefeitos de Vinhedo (SP), Dr. Dario, e de Caruaru (PE), Rodrigo Pinheiro, que fazem parte do conselho fiscal do Conectar, maior consórcio público do País em saúde que reúne 1.750 municípios e está ligado à Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

Durante a reunião, Dário debateu com os demais participantes a importância de um dos planos apresentados por ele desde que assumiu a presidência do Conectar, no fim de janeiro, para otimizar recursos e reforçar o SUS. O prefeito foi acompanhado pelo secretário de Saúde de Campinas Lair Zambon e pela secretária-adjunta de Administração Clair de Oliveira.


A proposta

Durante a reunião na Fiesp, Dário ressaltou a proposta do Conectar ser um formulador de compras públicas na área de saúde em larga escala. Na prática, o consórcio passaria a publicar atas de licitação para compra de produtos como medicamentos e insumos hospitalares em grande volume, a partir de uma pré-adesão das cidades interessadas. Com isso, o resultado esperado seria de diminuição de custos para os municípios participantes.

O encontro também permitiu discussões sobre como as indústrias farmacêuticas podem definir as logísticas necessárias para atender demandas de todas as regiões. Os desafios são acessar regiões distantes dos grandes centros urbanos e a forma de lidar com 12 diferentes alíquotas de impostos sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) pelo Brasil.

Dário propõe parceria entre CONECTAR e CONASEMS para ampliar a saúde digital no Brasil

Prefeito de Campinas, presidente do maior consórcio público de saúde do Brasil, destaca a importância de parcerias estratégicas para expandir a assistência nos municípios e otimizar custos com insumos e serviços.

 

DARIO E CONASEMS

Prefeito Dário se reúne com o secretário executivo do Conasems, Mauro Guimarães.

 

O prefeito de Campinas e presidente do Consórcio Conectar, Dário Saadi, propôs uma parceria entre a iniciativa ligada à Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) para expandir a saúde digital em todo o Brasil e reduzir custos com medicamentos. A sugestão foi apresentada durante uma reunião em Brasília, com o secretário executivo do Conasems, Mauro Guimarães, nesta sexta-feira (21).

Fortalecimento da saúde digital

Essa foi a primeira agenda de Dário Saadi à frente do maior consórcio público de saúde do país, que reúne 1.750 municípios e beneficia cerca de 130 milhões de brasileiros, desde sua eleição como presidente do Conectar, em 28 de janeiro.

Para o presidente do Consórcio, a saúde digital deve ser cada vez mais desenvolvida para complementar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"A qualificação da saúde digital permite agilizar os atendimentos que realmente precisam ser realizados presencialmente, garantindo mais eficiência e melhor assistência à população", destacou Dário.

Redução de custos e fortalecimento das compras públicas

 

Outro ponto central da reunião foi o fortalecimento do Consórcio Conectar como formulador de compras públicas em larga escala na área da saúde.

"Discutimos uma parceria para que o Consórcio possa publicar atas para compra de medicamentos e insumos hospitalares, com uma pré-adesão dos municípios. Com aquisições em grande volume, os preços pagos pelos municípios podem ser reduzidos significativamente", explicou Saadi.

Além disso, foi debatida a criação de um edital de credenciamento para a contratação de profissionais especializados em saúde digital em âmbito nacional.

"Facilitar a adesão dos municípios à contratação de especialistas para atendimento remoto é um desafio importante. Essa parceria com o Conasems será essencial para viabilizar a publicação dos processos de credenciamento, permitindo que as cidades tenham acesso facilitado a esses serviços essenciais", ressaltou o presidente do Conectar.

A iniciativa reforça o compromisso do Consórcio Conectar em promover inovação e eficiência na gestão pública da saúde, garantindo melhor atendimento à população e otimização dos recursos municipais.

logo vertical