Integrado por mais de duas mil Prefeitas e Prefeitos, Consórcio reitera pedido de doação de doses para o enfrentamento da Covid-19 no país após anúncio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
O Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras e a Frente Nacional de Prefeitos registraram no dia 18 de maio novo ofício reiterando ao embaixador americano no Brasil, Todd Chapman, a solicitação de apoio e doação de vacinas para o combate e o enfretamento à COVID-19 no país.
O pedido emergencial acontece após o anúncio do presidente Joe Biden de que os Estados Unidos farão a doação 20 milhões de vacinas a outros países, até o fim de junho, além das 60 milhões de doses previamente anunciadas.
Gean Loureiro, presidente do Conectar e prefeito de Florianópolis/ SC, acredita que os municípios estão habilitados para o recebimento das doações por meio do Consórcio. “Além de estar apto a efetivar a compra de imunizantes, o Conectar também pode receber doações de vacinas, de acordo com seu regramento originário. O Consórcio representa o protagonismo das cidades neste momento em que todos precisam somar esforços para garantia da celeridade do Plano Nacional de Imunização”, explica. O Consórcio Conectar está amparado na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deliberou pela possibilidade de os entes subnacionais centralizarem a aquisição de vacinas contra a COVID-19.
Negociações diplomáticas
O envio do ofício ao embaixador americano dá continuidade à diálogo travado pelo Consórcio no começo do ano. Representantes do Conectar estiveram na embaixada americana no dia 26 de março com o objetivo de sensibilizar o órgão diplomático a respeito do cenário da pandemia da COVID-19 no Brasil, reforçando a necessidade de agilizar o acesso da população à vacina. Na ocasião, foi solicitada a doação de seis milhões de doses para atender de forma prioritária os profissionais da educação básica no Brasil.
O Conectar monitora os fornecedores com autorização de uso no território brasileiro e intensifica as relações diplomáticas para articulação de alternativas de imunizantes. Também estabelece interlocução com a China para acelerar o cronograma de imunizações no Brasil. No dia 29 de abril, reuniu-se com o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, para solicitar suporte nas relações comerciais com os laboratórios Sinovac e Sinopharm para a aquisição de imunizantes.
Sobre o Conectar
O Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras é uma iniciativa inédita que reúne mais de 2 mil cidades que, juntas, representam mais de 150 milhões pessoas. Maior consórcio público do país, busca alternativas para acelerar o Programa Nacional de Imunização fazendo com que as vacinas cheguem mais rápido às cidades brasileiras. De forma integrada, irá agilizar a compra de medicamentos e o acesso a insumos médico-hospitalares para a rede pública de saúde. O Conectar foi instituído com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e idealizado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 23 de fevereiro de 2021, que autoriza a aquisição de imunizantes contra COVID-19 por estados e municípios. Está fundamentado na Lei nº. 11.107/2005.