Estratégia de vacinação do município de Cascavel acelera retomada segura das atividades nas escolas

Iniciativa implementada no Paraná baseada no monitoramento setorizado por bairros pode servir de referência para outras cidades

A cidade de Cascavel, no Paraná, registrou índices positivos no combate à pandemia em 2020, dado a um conjunto de esforços coordenados na gestão dos setores prioritários. O chefe de gabinete da prefeitura, Thiago Stefanello, apresentou em seminário virtual promovido pelo Consórcio Conectar e a Frente Nacional de Prefeitos dados sobre a nova estratégia de vacinação adotada pelo município neste ano, que tem obtido resultados significativos.

Com a experiência acumulada, o município optou por uma estratégia de vacinação diferenciada, adotando a metodologia do coeficiente de incidência por bairro. Os trabalhadores da educação foram priorizados a partir do mapeamento detalhado de indicadores por bairros, em detrimento do critério de idade decrescente. O objetivo foi acelerar o retorno às aulas por completo em cada escola. “Vacinamos por completo o bairro para que a escola daquela localidade voltasse às aulas, porque entendemos que por idade poderia não ser a melhor estratégia. Teríamos um vacinado de uma escola, outro vacinado de outra escola e isso atrasaria o processo”, explicou o chefe de gabinete.

A medida permitiu acelerar o retorno das crianças às aulas de forma integral, fazendo com que bairros inteiros pudessem retomar as atividades. Segundo os dados apresentados, 1,6 mil professores e trabalhadores da educação já haviam sido imunizados até então. 

Após a vacinação do grupo prioritário, foram feitos novos testes de rotina para monitoramento da doença. O resultado foi que nenhum profissional testou positivo para a Covid-19 no processo de retomada das atividades escolares. Cascavel tem hoje 68 dos 110 estabelecimentos educacionais totalmente vacinados e em funcionamento.

Antes da vacinação, a metodologia adotada por Cascavel para o enfrentamento da pandemia foi concentrada em 3 eixos prioritários de trabalho - planejamento com base na ciência, prevenção e monitoramento, e educação com base em informações claras e precisas. As iniciativas tomadas na primeira onda da pandemia permitiram uma diminuição de 54% do número de óbitos por Covid nos meses de abril e maio, e as mais baixas taxas de letalidade do estado. 

O material completo da experiência em Cascavel/PR está disponível aqui.

Imagem - Prefeitura de Cascavel

Imprimir