Prefeitos representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Consórcio Conectar reuniram-se nesta quarta-feira (11) com a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross. Participaram da reunião em Brasília os Prefeitos Gean Loureiro, de Florianópolis-SC, Jairo Jorge, de Canoas-RS, e Duarte Nogueira, de Ribeirão Preto/SP. A reunião teve o objetivo de agradecer o apoio da OPAS na formação do Conectar, assim como definir encaminhamentos da parceria com a organização para atuação do consórcio no mercado internacional. Também foi tema da reunião a atual situação do enfrentamento a Covid-19 e os impactos da pandemia a longo prazo nos municípios.
Os prefeitos requisitaram apoio técnico no processo de compra pública compartilhada de medicamentos e insumos médico-hospitalares, foco da atuação do Conectar nesse momento. O Prefeito Gean Loureiro, presidente do Consórcio do Conectar, destacou os avanços do consórcio que surgiu como iniciativa liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e em poucos meses já conta com a adesão de 2500 municípios de todo país. “Criamos melhores condições de trabalho para os municípios, centralizando o processo de compras da saúde com integridade e reduzindo intermediários”, afirmou Loureiro.
A representante da Opas no Brasil destacou a importância de um consórcio dessas proporções, dada sua capacidade de regular o mercado por preços mais justos. Socorro Gross afirmou que a pandemia da Covid-19 trouxe muitas mazelas para todo mundo, mas também trouxe oportunidades. “Acredito que o Consórcio Conectar é uma das maiores oportunidades surgidas a partir desse momento. O Brasil é um país continental, um consórcio como o Conectar pode ser um importante mecanismo para regulação dos preços de mercado para medicamentos e vacinas", ponderou.
O Prefeito de Ribeirão Prefeito/SP e vice-presidente do consórcio para a região sudeste, Duarte Nogueira, chamou a atenção para a dificuldade de construção de um consórcio nacional em um momento tão difícil, e a importância do apoio da Opas no processo. “Construir um consórcio com essa magnitude e diversidade é por si só uma inovação. Precisamos de auxílio agora para ter acesso ao mercado internacional para gerar melhores condições para os municípios", afirmou.
O Prefeito de Canoas/RS e membro do conselho fiscal do consórcio, Jairo Jorge, ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos municípios e enfatizou a importância do apoio da OPAS na construção de soluções conjuntas para a saúde na esfera municipal. “Vamos precisar lidar com as sequelas do pós-Covid e o represamento de procedimentos. As cirurgias eletivas foram suspensas para concentrar o atendimento nos casos relativos à Covid-19. Contamos com a OPAS para compartilhar a experiência do que está acontecendo no resto do mundo", complementou.
A representante da OPAS ainda afirmou que a aproximação com o Consórcio é importante por criar instrumentos para alcançar o objetivo comum de ampliar o acesso à saúde. “Queremos trabalhar com os diferentes entes para alcançar esse objetivo, sempre com transparência e diálogo. É um mercado com muita especulação, precisamos de instrumentos conjuntos para contribuir com países menos favorecidos”, afirmou.
Ainda foi avaliada a possibilidade de apoio da OPAS para aquisição por licitação internacional de medicamentos que compõe o kit utilizado na intubação de pacientes. Como encaminhamento do encontro ficou estabelecida a participação de um representante da OPAS na próxima reunião de diretoria do Conectar.
Socorro Gross recebe comitiva de representantes do Consórcio Conectar: Prefeitos Duarte Nogueira, Gean Loureiro e Jairo Jorge (esquerda para direita).