Secretário-executivo do Ministério da Saúde garante 90% da população até 18 anos vacinada contra COVID-19 até setembro

imagem2MS.jpeg

O avanço da vacinação dos brasileiros contra a COVID-19, as medidas contra a variante Delta e a redução do prazo para segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca foram os temas da reunião da diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Consórcio Conectar com o secretário-executivo do ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, e com o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Willames Freire, secretário municipal de Pacatuba/CE. No encontro, desta quarta-feira, 11, o secretário-executivo garantiu que até 90% da população brasileira deve estar vacinada com a primeira dose até setembro.


Participaram do encontro os prefeitos Edvaldo Nogueira, de Aracaju/SE, presidente da FNP; Gean Loureiro, de Florianópolis/SC, presidente do Consórcio Conectar; Jairo Jorge, de Canoas/ RS, vice-presidente de Relações Internacionais; Ulisses Maia, de Maringá/PR, 2º secretário nacional; Dário Saadi, de Campinas/SP, vice-presidente de Saúde; e Duarte Nogueira, de Ribeirão Preto/SP, vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional.

Para Edvaldo Nogueira, a reunião teve bons encaminhamentos. “Serão cerca de 80 milhões de doses até o mês que vem. Isso vai possibilitar, até o fim de setembro, vacinarmos com a primeira dose mais de 90% da população a partir de 18 anos”, afirmou na saída do encontro. 

O presidente do Conectar, Gean Loureiro, ressaltou que essa é uma aposta dos prefeitos para diminuir os índices de transmissão e contágio, especialmente da variante Delta. “A medida de antecipação tem o objetivo de promover mais segurança no período em que crescem os deslocamentos da população pelo Natal e Ano Novo”, disse.

Cruz garantiu que a medida será analisada. "A projeção de nossos estudos é que os prazos serão reduzidos assim que for vacinada toda a população adulta", afirmou o secretário.

A projeção de entregas de vacinas para os próximos meses também foi pontos de pauta da reunião no ministério da Saúde, assim como a necessidade de aquisição de lotes para possíveis doses de reforço. O secretário-executivo apresentou metodologia de distribuição que será aplicada no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO) nos próximos meses, obedecendo ao critério de idade decrescente. Rodrigo Cruz afirmou que estão previstas mais de 81,5 milhões de doses ainda para agosto, entre elas AstraZeneca (11 milhões), Coronavc (37 milhões) e Pfizer (33,5 milhões). "Queremos garantir a vacinação de todos estados ao mesmo tempo. Precisamos distribuir as doses de forma equânime", afirmou o secretário.

Também foi apresentado ao secretário-executivo o planejamento de compras compartilhadas de medicamentos e insumos médico-hospitalares do Conectar, que abre possibilidade de negociações além das vacinas contra COVID-19. Os prefeitos requisitaram apoio técnico do ministério na área de assistência farmacêutica, na perspectiva de colaboração com a pasta nesse novo momento.

Conasems


Com o Conasems, o encontro teve o objetivo de estreitar o diálogo com a gestão de saúde municipal, buscando alinhamento nas perspectivas de trabalho que estão sendo construídas pelo Consórcio Conectar e a FNP. Gean Loureiro destacou que os prefeitos estão hoje no “esforço de consolidação para transformar o Conectar um ente executivo de aquisições das cidades brasileiras”. “Nosso objetivo é trabalhar conjuntamente com Conasems para chegar nas demandas das secretarias de saúde das cidades”, destacou.

Imprimir