Parceria entre Conectar e WhatsApp apoia diálogo com prefeitos e gestão eficiente da saúde

Assistente virtual permite a atuação integrada das mais de 2.500 cidades que compõem o maior consórcio público do país e a construção de soluções inovadoras para o enfrentamento aos avanços da COVID-19

O Conectar, maior consórcio público de saúde do país, e o WhatsApp firmaram uma parceria inédita que aproxima e facilita o diálogo com os mais de 2.500 prefeitas e prefeitos que integram a mobilização liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O novo assistente virtual, disponibilizado gratuitamente pelo WhatsApp, contribui de forma significativa no enfrentamento à COVID-19, garantindo agilidade na tomada de decisões pelos governantes municipais de todo o Brasil e acesso fácil a informações essenciais relacionadas à gestão da área da saúde.

“A nova plataforma permite que as cidades atuem de forma integrada nas medidas de cuidado e prevenção, reforçando o protagonismo de prefeitas e prefeitos no combate à pandemia. Temos certeza de que este movimento coordenado é fundamental para protegermos e salvarmos vidas”, destaca o prefeito de Florianópolis (SC) e presidente do Consórcio Conectar, Gean Loureiro.

O chatbot oficial do Consórcio Conectar torna mais eficiente o fluxo de informações com governantes municipais que, juntos, representam 150 milhões de brasileiros, dispostos em 65% do território nacional. A conta verificada pode ser acessada pelo número +55 61 99943-9830, ou no link https://wa.me/5561999439830, e oferece alertas e informes de maneira instantânea sobre o envio e a chegada de novos lotes de vacinas, a divulgação de protocolos epidemiológicos atualizados e a possibilidade de compra compartilhada de medicamentos e insumos médico-hospitalares, entre outros.

Exemplo de cooperação entre o setor privado e a área pública, a parceria conta também com o apoio da empresa Infobip, provedora oficial de soluções para o WhatsApp Business, utilizando a API do aplicativo.

“Esta iniciativa reforça o compromisso do WhatsApp em conectar, de forma simples, segura e confiável, as lideranças mobilizadas para vencermos a pandemia da COVID-19. Estamos muito contentes em poder apoiar as prefeitas e prefeitos neste momento em que os desafios na gestão da saúde exigem resiliência, novas estratégias e ações coordenadas e efetivas”, explica Dario Durigan, head de Políticas Públicas do WhatsApp no Facebook Brasil.

A somatória de esforços entre o WhatsApp e o Consórcio Conectar faz parte das medidas da empresa no combate ao coronavírus, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência mundial de saúde pública, em 2020. Desde então, o WhatsApp tem trabalhado para conectar as pessoas a fontes oficiais de informações e cerca de 4 bilhões de mensagens foram enviadas por canais oficiais no WhatsApp desde o início da pandemia. Mais de 150 organizações de saúde ao redor do mundo já utilizam o WhatsApp para combater a desinformação e compartilhar informações que salvam vidas, incluindo o Ministério da Saúde do Brasil e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Sobre o Consórcio Conectar:

Liderado pela Frente Nacional de Prefeitos, o Consórcio Conectar é uma mobilização inédita que atua para salvar vidas e propor soluções ágeis para os problemas que impactam as redes de atenção à saúde. Congrega mais de 2.500 cidades de todo o país e representa os interesses de mais de 150 milhões de brasileiros. Com a constituição oficial de autarquia, consolida-se como o maior consórcio público de saúde do país. Está fundamentado na Lei nº. 11.107/2005 e na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 23 de fevereiro de 2021, que autoriza a aquisição de imunizantes contra a COVID-19 por estados e municípios.

 

Imprimir