Diretoria do Conectar discute estratégias de atuação do consórcio e cenário da vacinação no país

Prefeitas e Prefeitos de todo país cobraram que Ministério da Saúde reveja medida que suspende a vacinação de jovens  entre 12 e 17 anos

A diretoria executiva do Consórcio Conectar, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos que congrega 2500 municípios do país, discutiu encaminhamentos da entidade e da gestão municipal de saúde nesta segunda-feira (20/09) em reunião virtual. Estiveram presentes no encontro representantes de 13 cidades, como os prefeitos Gean Loureiro, de Florianópolis/SC, Duarte Nogueira, de Ribeirão Preto/SP, Edmilson Rodrigues, de Belém/PA, Jairo Jorge, de Canoas/RS, além das prefeitas Cinthia Ribeiro, de Palmas/TO, e Francineti Carvalho, de Abaetetuba/ PA. O embaixador Fernando Mello Barreto, representando a cidade de São Paulo, também esteve presente, assim  como membros dos gabinetes das Prefeituras de Guarulhos/SP, Salvador/BA, Cascavel/PR, Curitiba/PR , Porto Alegre/RS e Recife/PE.

O presidente do Conectar, prefeito Gean Loureiro de Florianópolis-SC, apresentou o atual quadro institucional do Consórcio enfatizando a mudança de direcionamento da autarquia como uma entidade voltada para promoção do acesso à saúde, não restringindo sua atuação ao provimento de vacinas. “Na criação do Conectar não tínhamos a perspectiva de já ter grande parte da população adulta vacinada como vivemos hoje. Isso não faz o Conectar perder sua função, continuamos focados em gerar soluções para os desafios da saúde pública em todo país.” 

Loureiro apresentou a estratégia de aquisição compartilhada de insumos e medicamentos, com editais a serem lançados nos próximos meses.  “Foram vencidas barreiras burocráticas na estruturação do primeiro edital. A expectativa é de que os próximos sejam operacionalizados com maior agilidade oferecendo suporte aos municípios em diversas áreas. A primeira licitação que vai adquirir insumos para saúde será publicada ainda esta semana. A expectativa é de que em meados de outubro a oferta de insumos esteja disponível para as prefeituras consorciadas”, destacou o prefeito.

Também na perspectiva de novos direcionamentos de trabalho, foi apresentada a aproximação técnica com as representações da saúde nacionais e estaduais, o Conasems e os Cosems. Encontros regionais com secretárias e secretários municipais de saúde do Pará e do Ceará estão previstos para este mês, como parte da agenda de alinhamento regional para atuação do Consórcio.

A  epidemiologista consultora do Conectar e da FNP, Dra. Carla Domingues,  apresentou panorama nacional da imunização contra a Covid-19 para as prefeitas e prefeitos presentes. “Apesar de grande parte da população estar imunizada com a primeira dose da vacina, ainda há que se alcançar as metas de cobertura de aplicação da segunda dose, especialmente, nas populações vulneráveis”, ressaltou Carla. “Possivelmente, em novembro se completa a distribuição de doses para vacinar toda população. Os gestores devem buscar estratégias locais para garantir a imunização total da população”, destacou.

Também foram apresentados estudos que comprovam a segurança e eficácia das vacinas contra Covid-19 em todos os grupos e faixas etárias, inclusive, entre adolescentes de 12 a 17 anos. A orientação  da continuidade da vacinação desta faixa etária foi enfatizada pela diretoria que determinou o envio de comunicado oficial ao Ministério da Saúde cobrando explicações sobre a alteração recente do calendário de imunização para este público, assim como material técnico orientando os gestores locais.

Entre os demais temas discutidos no encontro, constam os resultados das parcerias privadas firmadas recentemente, as deliberações sobre o orçamento 2022 e a publicação de portarias de nomeação do quadro de colaboradores, entre outras demandas.

Imprimir