Licitação de insumos para saúde do Consórcio Conectar entra em fase final

A licitação vai abastecer com produtos essenciais a rede assistencial das mais de 2000 cidades consorciadas de todo país, ofertando produtos a preços 40% mais acessíveis

A primeira licitação pública do Consórcio Conectar, voltada para insumos de saúde em escassez nos municípios consorciados, obteve um total de 415  propostas para os itens do edital (confira aqui o descritivo dos itens), cadastradas por 71 fornecedores especializados em produtos médico-hospitalares. O pregão público com a captação de ofertas dos fornecedores foi encerrado no dia 26/10,  iniciando a fase de análise da documentação e das amostras dos produtos que serão adquiridos.  

A licitação alcançou valores em média 40% mais vantajosos do que os praticados, segundo estimativa de preço feita com base nos dados do Banco de Preços em Saúde do Ministério da Saúde (BPS/MS) e pesquisa realizada com os consorciados. Os valores superaram as projeções iniciais de economia para as prefeituras, podendo alcançar uma economia de mais de R$60 milhões para o conjunto de municípios consorciados. 

O presidente do Conectar, Prefeito Gean Loureiro, de Florianópolis,  avaliou o primeiro edital como um sucesso.“O Conectar é um aliado importante para que as prefeituras otimizem os gastos com saúde. O sucesso da licitação comprova a efetividade da estratégia de compras compartilhadas via Consórcio”, comentou o prefeito.

As prefeituras interessadas em executar a ata de insumos devem se atentar à homologação do processo licitatório, que acontece após o parecer jurídico sobre as amostras apresentadas. A previsão é que a ata com o quantitativo dos insumos para assinatura das prefeituras interessadas esteja disponível a partir da última semana de novembro.

Importante ressaltar que as prefeituras interessadas devem estar em dia com a semestralidade do Consórcio e ter o contrato de rateio assinado. Os boletos para pagamento do Contrato de Rateio já foram enviados para os municípios, e podem ser requisitados pelo atendimento via whatsapp e e-mail.

Imprimir